Retorna
Informativo Técnico Nº13 - 05/08/1999

REF.: Acertos das Inconsistências apontadas na tela "Alunos de Integral com Erros"

Este Informativo apresenta os procedimentos para acertar os erros relacionados na tela "Alunos de Integral com Erros". Os erros apontados são oriundos de uma confrontação feita, via Sistema, entre as informações de Regime de Permanência (dos alunos de integral de 8 e de 12 horas, códigos de permanência = 3,4 e 5, respectivamente), registrado nas telas de "Ficha do Aluno", e o número de vezes que um aluno ocupa uma vaga em diferentes Turmas.(telas de "Alunos da Turma").

Os acertos envolvem dados de alunos dos integrais acima especificados e demandam análise cuidadosa dos registros constantes nos campos "RGA EOL", "Reg.Perm." e "Vagas Ocupadas", da tela de "Alunos de Integral com Erro".

Para acertar as informações do sistema, inicialmente verificar se o aluno listado tem um só RGA na tela de erros; em caso positivo, observar os procedimentos do item 1.; se tiver mais de um RGA, os procedimentos do item 2.

1. Acerto do Regime de Permanência: este tipo de inconsistência deriva da incompatibilidade existente entre o código registrado no campo "Regime de Permanência" e o número de vagas apontado no campo "Vagas Ocupadas".

Por exemplo, se o código registrado no campo "Regime de Permanência" for  3,4 ou 5, o número de vagas que deverá constar no campo "Vagas Ocupadas" tem que ser 1,2 ou 3, respectivamente (conforme tabela adotada);

1.1 Verificar na tela de erros (campo Reg.Perm.) se o Regime de Permanência do aluno coincide com a realidade do mesmo: se sim, acertar o número de vagas ocupadas, pois poderá estar faltando incluir mais uma classe para o aluno (prosseguir no item 1.2 a seguir) ou poderá existir matricula em duplicidade para este aluno (prosseguir no item 3 a seguir).

Observação: se a realidade do aluno for diferente do registrado na tela de erros, acessar a tela de "Ficha do Aluno" (clicando sob seu número RGA EOL) e compatibilizar o campo "Regime de Permanência".

1.2 Acessar a tela de "Turmas da Escola", e localizar o código da classe a que o aluno pertence (ver código no campo "Turma", da tela de erros), verificando o campo "Sigla Turma"; nesta linha, acionar o ícone AI (=Aluno Integral);

1.3 O sistema apresentará a tela "Matrícula de Integral" com os nomes de todos os alunos de integral , com registros incompletos; na linha de cada nome, no campo "Nova Turma" e que está vazio, digitar o código da Turma de integral que está faltando incluir no sistema; em seguida, acionar a tecla Enviar, para completar a inclusão.

2. Acerto de RGA's :Em caso negativo, isto é, quando um aluno de integral tiver RGA's diferentes, será necessário deixá-lo com um (1) único RGA. O cancelamento de RGA's em excesso deverá ser feito, observando os seguintes procedimentos:

2.1 Acessar a tela "Turmas da Escola", e localizar o código da Turma do RGA em excesso. Se o campo de "Status" da Turma localizada indicar à Fechada, solicitar à NAE para mudá-lo para Aberta; isto feito, prosseguir no item 2.2 a seguir;

Observação: A seleção dos RGA's a serem eliminados é de livre escolha do operador.

2.2 Na tela de "Turmas da Escola" acima, na linha da Turma (cujo Statusà Aberta), acionar o ícone de Alunos da Turma; o sistema apresentará a tela "Alunos da Turma" ;

2.3 Localizar o aluno cujo RGA deverá ser cancelado, e, na linha de seu nome, acionar o ícone X , de cancelamento, confirmando o fato.

2.4 Com o cancelamento dos RGA's em excesso, ficam canceladas as vagas ocupadas inadequadamente pelo aluno de integral. Para efetuar ao correto registro deste aluno como integral, é necessário efetuar à sua inclusão na turma pertinente, utilizando a função AI, adotando os procedimentos descritos no item 1.1, 1.2 e 1.3 acima.

3. Matrículas em Duplicidade : Este tipo de inconsistência deriva do fato de o aluno estar com mais de uma matricula, isto pode acontecer na mesma escola ou em escolas diferentes.

3.1 Acessar a janela "Cadastro do Aluno", clicando no nome, verificar no final da janela as turmas registradas para o aluno e observar as informações no bloco de Classes do Aluno. Se as classes listadas forem da mesma escola, seguir o item 3.2, se forem de escolas diferentes, contactar a outra unidade e verificar em qual o aluno esta faltoso, sendo esta unidade que deverá seguir o item 3.2 a seguir;

3.2 Proceder à exclusão da matricula se a turma não estiver organizada, caso contrário o aluno deve ser considerado desistente na tela "Movimentação de Alunos".